Xale simples triangular em tricô

em terça-feira, 3 de setembro de 2019

Xale Triangular Simples blog Para Minha Casa dos Sonhos

Um xale triangular é bem fácil de fazer.

Comece com 3 pontos na agulha. Faça 9 carreiras em cordões de tricô. Gire o trabalho e levante pontos na lateral dessa "tripinha" que acabou de fazer (serão 7 pontos) um em cada carreira logo abaixo da agulha. Levante mais 3 pontos em cima dos pontos de base (os 3 primeiros montados na agulha).

Temos no total agora 10 pontos, que serão o início do xale. Coloque um marcador para saber onde é o avesso e onde é o direito, se achar necessário e coloque um marcador antes e um marcador depois do quinto ponto, que é o meio do trabalho.

A seguir, comece trabalhando (se for fazer igual ao meu) meia no direito e tricô no avesso, sempre fazendo:

3 pontos de borda, em meia
1 laçada
meia até o marcador
1 laçada
1 meia
1 laçada
meia até os últimos 3 pontos
3 pontos de borda em meia

Os 3 pontos de borda devem ser trabalhados em meia tanto no direito quanto no avesso.

Os aumentos em cada carreira, portanto, são: 1 na borda esquerda, 2 no centro (um aumento antes e um aumento depois do ponto central) e 1 aumento na borda direita, ou seja, 4 aumentos a cada carreira.

Trabalhe até atingir o tamanho desejado, no meu caso o comprimento total ficou com 70 cm. Não medi de uma ponta a outra! E o xale já foi presenteado.

A borda final você pode fazer simplesmente em cordões de tricô (meia no direito e no avesso) ou outro ponto que quiser. Ela é necessária para o trabalho não enrolar.

No meu caso, dividi os pontos totais da borda em múltiplos de 14 pontos (coloque um marcador a cada 14 pontos para não se atrapalhar) e trabalhei  10 carreiras assim:

Ponto fantasia (sobre os 14 pontos)

1 meia
1 laçada
4 meias
2 pontos juntos em meia
1 mate simples (1 ponto sem fazer em meia, 1 meia, passe o ponto sem fazer sobre o meia feito)
4 meias
1 laçada
1 meia

Avesso em tricô. Fiz mais 6 carreiras em cordões de tricô.

Arrematei todos os pontos.

Xale Triangular Simples blog Para Minha Casa dos Sonhos


Xale Triangular Simples blog Para Minha Casa dos Sonhos

Para este xale usei 2 novelos de lã mollet natural e sobras de lã amiga na parte colorida, mais sobras de lã mollet de outro tom de bege para a borda final. Foi feito com agulhas número 6.

Um trabalho muito gostoso de fazer, fácil, cresce bem depressa, fica lindo e quentinho e é uma boa dica de presente bom, bonito, barato e muito útil, além de ser exclusivo! Você pode usar sobras de lã para criar listras coloridas, pode fazer de uma cor só ou de várias, enfim, dá para inventar muito com este modelinho básico.

Bons tricôs!



Para Minha Casa dos Sonhos, por Paula Mello. Todos os direitos reservados.

Nenhum comentário , comente também!