Casaco de Bebê Modelo Russo (do Pinterest)


Casaquinho de Bebê modelo russo do Pinterest - PMCS
Se você anda pelo Pinterest em busca de inspiração para os seus tricôs, é muito provável que já tenha visto este modelo de casaquinho por lá:




A receita original é russa, embora a execução seja simples, fica complicado sem uma receita na nossa língua para entender o projeto. Acabei encontrando no blog "Das Mãos da Teresinha" que tem modelos de casaquinhos para bebê lindos!

Segui as instruções dela mas tive que adaptar o tamanho, a espessura do fio e das agulhas. (Usei o fio Amiga, vermelho.) Adaptei também o processo das mangas.

O casaco é feito todo em uma única peça, fiz um assim, mas achei que os arremates das mangas ficaram grossos demais, por isso fiz uma outra versão com as mangas separadas, achei que deu mais certo.

Como eu só faço tricô à noite, não dá para fotografar, e mesmo de dia as fotos não ficaram boas! Espero que dê para entender...

Casaquinho de Bebê modelo russo do Pinterest - PMCS


Eu ainda preciso melhorar e muito o acabamento. Com a lã grossa, as costuras não ficaram muito boas. Mas como essa é a primeira vez que faço esse modelo, acredito que nos próximos vou melhorar. Outro detalhe que preciso melhorar é a gola, porque não ficou nada parecida com o original, embora eu tenha seguido as instruções.

Materiais:

2 novelos de lã Amiga da Círculo na cor da sua preferência (usei o vermelho, referência 3635)
Agulhas retas para tricô 5,5 mm
4 botões
Agulha de tapeçaria para a costura

Tamanho: 3 meses
Comprimento 28 cm
Largura 25 cm
Mangas 20 cm

Amostra: 13 pontos X 16 carreiras = 10cm X 10 cm

Execução

Comecei por baixo pelas costas. Montei 32 pontos e trabalhei 5 carreiras em ponto arroz e em seguida em meia pelo direito, tricô pelo avesso por 28 cm. Arrematei os 10 pontos centrais para o decote e continuei pela frente esquerda por mais 6 carreiras. A seguir, aumentei 8 pontos. Trabalhei mais 3 carreiras e comecei as casas (2 m, 1 laç, 2jm, 2 m) deixando 6 carreiras entre as casas. Aqui você tem que começar as casas depois de 2 pontos iniciais da frente, ok? Para que as casas não fiquem muito na beirada do casaco. A seguir é só continuar, sempre em meia pelo direito e tricô pelo avesso até obter o mesmo tamanho que as costas, lembrando de fazer as últimas 5 carreiras em ponto arroz (ou em cordões de tricô, ou em barra, ou no ponto que você quiser).

Faça a outra frente da mesma forma, apenas sem as casas. 

As mangas: montei 24 pontos e trabalhei 5 carreiras em ponto arroz, depois em meia no direito, tricô no avesso, até obter 20 cm. Arrematei. A outra manga é igual.

Para fechar o casaco, dobrei as mangas e encontrei o meio do ombro, coloquei um alfinete e costurei. Fiz o mesmo com a outra manga e depois fechei as laterais do casaco e a costura das mangas. Preguei os botões.

Para o decote, levantei 43 pontos e trabalhei 3 carreiras em ponto arroz e arrematei.

Veja o meu esquema de trabalho. A parte amarelinha é a que foi feita em uma peça só, direto. Depois, retomei os pontos para a frente direita, continuando até o final.

Casaquinho de Bebê modelo russo do Pinterest - PMCS




Casaquinho de Bebê modelo russo do Pinterest - PMCS

Gostei do modelo, é fácil porque a gente não precisa ficar preocupada com aumentos e diminuições, mas é trabalhoso, vou fazer novamente (em amarelo) e depois eu posto aqui. Imagino que a segunda vez seja mais tranquila rsrs Ah fiz uma carreira de ponto baixo na frente esquerda pois como trabalhei em meia e tricô, a peça enrola. Outra coisa que vou fazer diferente no próximo =)

Você pode ver as minhas inspirações (e os meus trabalhos!) na pasta "Crafts" lá no Pinterest!


https://br.pinterest.com/paulabrasilsp/crafts-e-artes/

Espero que você tente e se conseguir me mostra? Vou adorar ver.

beijossss

Paula

PMCS - Para Minha Casa dos Sonhos, por Paula Mello. Todos os direitos reservados. 2017